Aposentadoria por idade: Como funciona? Como calcular? Qual é o tempo de contribuição?

aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade é uma das opções que existem diversas formas de se aposentar no Brasil e também há diferenciações de idade, de acordo com o tipo de trabalho que a pessoa faz. Se for um emprego insalubre, por exemplo, ela aposenta mais cedo.

Atualmente, na lei que ainda está em vigor no Brasil existem regras para a aposentadoria por idade e também para as outras formas. Enquanto não se aprova uma reforma da Previdência Social, são essas as regras que ainda valem por aqui.

Nos tópicos a seguir você vai entender como funciona a aposentadoria por idade em trabalhos comuns, nos insalubres, em caso de professores e outras exceções à regra. Confira!

Como funciona a aposentadoria por idade?

aposentadoria por idade

A lei atual do Brasil trata à aposentadoria por idade como um direito de diversos cidadãos. Para conseguir esse benefício, é preciso que o homem tenha 65 anos ou a mulher tenha 60 anos. Além disso, é obrigatório que ambos contribuam para a Previdência Social por 15 anos.

Ou seja, se você é mulher e tem 45 anos, pode começar a contribuir exatamente agora e pagar por 15 anos até completar 60 e poder se aposentar. Quem já tem ou passou dos 60 ou 65 anos também devem contribuir. Ou seja, a contribuição é obrigatória até se a pessoa já está bem velhinha.

Para algumas pessoas é muito mais vantajoso se aposentar por idade do que pelo tempo de contribuição. Isso porque você vai pagar por metade dos anos, no lugar de 30 vão ser 15 anos, e, ainda por cima, vai receber 85% do valor total que desejaria receber como aposentado.

Ou seja, se você paga a mensalidade relativa ao salário de 3 mil reais por mês, ao passar 15 anos, você vai receber 2550 reais. É menor a quantidade da aposentadoria, mas você não vai precisar contribuir por mais 15 anos por conta de 450 reais por mês a mais.

Qual é a idade para se aposentar para o trabalhador rural?

Para quem trabalha em zona rural, principalmente em situações insalubres, o cálculo para a Previdência Social é diferente. O homem pode aposentar com 60 anos e a mulher com 55.

Nesse caso específico, o trabalhador não precisa pagar a contribuição mensal para a Previdência, desde que ele prove a sua realidade financeira e de trabalho para o INSS. Os trabalhadores rurais que aposentam por idade recebem o valor de um salário-mínimo por mês.

Veja a idade necessária para se aposentar quando se trabalha nas cidades grandes

Idade urbana é o nome dado ao trabalhador da cidade, do meio urbano. É aquele valor de 65 anos para homem e 60 anos para mulheres, desde que ambos contribuam com a Previdência Social por, no mínimo, 15 anos.

Saiba o que é idade híbrida

A idade híbrida ou mista foi adicionada à Constituição em 2008. Ela trata de profissionais que trabalharam na zona rural durante a maior parte da vida e contribuíram com a Previdência, quando estavam trabalhando na zona urbana. Esses trabalhadores podem se aposentar com 65 anos os homens e 60 anos as mulheres.

aposentadoria por idade professor

Aposentadoria por idade de professores

Os professores possuem uma regra especial para se aposentarem por contribuição ou por idade. No caso da idade, os profissionais podem se aposentar com 55 anos os homens e 50 anos as mulheres. Porém, é preciso que eles contribuam por 30 anos os homens e 25 anos as mulheres para receber o benefício da Previdência Social.

Não existe a aposentadoria por idade apenas diferenciada. Para isso, o professor tem a mesma regra para outros trabalhadores urbanos, que é 15 anos de contribuição. A diferença fica mesmo na idade que é 10 anos a menos que os outros trabalhadores de zona urbana.

Como funciona à aposentadoria por idade e tempo de contribuição

A aposentadoria real, ou seja, com 100% do valor do salário da pessoa, depende se ela contribui por todos os anos e também aposente na idade correta. O cálculo atual é de 30 anos de contribuição para homens e 25 anos para mulheres. A idade é a mesma para a aposentadoria por idade, ou seja, 65 anos para homens e 60 para mulheres.

A aposentadoria nos termos atuais é um direito que todo cidadão tem e leva em consideração o tempo médio de vida dos brasileiros. Porém, com a reforma da Previdência que estão tentando aprovar, muitas pessoas vão morrer sem conseguir se aposentar.

Se você tiver gostado deste texto sobre aposentadoria por idade, compartilhe-o com seus amigos e familiares que se interessam pelo assunto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *