Aposentadoria por invalidez: Quais os requisitos? Qual o valor? Invalidez permanente…

aposentadoria por invalidez

Existem diversas formas de se aposentar por meio da Previdência Social, uma delas é a chamada aposentadoria por invalidez. Ela ocorre em situações bem específicas e qualquer pessoa pode precisar desse tipo de benefício.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a aposentadoria por invalidez, as suas regras, como funciona, entre outras respostas para todas as suas perguntas. Confira!

O que é?

A aposentadoria por invalidez é quando uma pessoa precisa se aposentar, pois não tem mais condições de trabalhar, por conta de algum acidente, doença, ou, idade muito avançada.

De acordo com o próprio INSS, a aposentadoria por invalidez é para o “trabalhador permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa”, ou seja, que não consegue mais trabalhar por algum infortúnio da vida.

Quais os requisitos?

Antes de decretar a aposentadoria por invalidez, o contribuinte precisa ir até a sede da Previdência Social e pedir uma perícia médica. Nessa perícia, os profissionais vão detectar a doença ou outro problema de saúde e vão liberar o auxílio-doença para essa pessoa.

Após esse tempo de recebimento do auxílio-doença, outra perícia vai ser feita, a pedido do próprio contribuinte, e os profissionais vão definir se ele tem direito ou não à aposentadoria por invalidez.

Essa nova perícia pode ser acompanhada até pelo médico pessoal do contribuinte, o que deixa a análise mais verossímil possível. Se tudo estiver de acordo com as regras, o doente ou acidentado passa a receber a aposentadoria por invalidez.

Aposentadoria por invalidez permanente

A aposentadoria por invalidez é permanente, ou seja, assim que decretada a pessoa tem direito a receber esse benefício pelo resto da vida dela. Porém, a cada dois anos é feita uma nova perícia com o aposentado para saber se ele tem condições ou não de voltar a trabalhar.

Um detalhe importante é que só tem direito à aposentadoria por invalidez aquelas pessoas que já contribuíam com a Previdência Social antes de ficar enfermo ou sofrer o acidente. O contrário não é possível, a não ser que a pessoa piore de situação após começar a contribuir com o INSS.

aposentadoria invalidez inss

Qual o valor?

O valor que o aposentado por invalidez vai receber é de acordo com o quanto que ele contribuía por mês. A Previdência Social vai fazer um cálculo e concluir com um valor específico, mas tudo de acordo com a quantidade paga nas mensalidades para a Previdência Social.

Aposentadoria por invalidez no caso de servidor público

A aposentadoria por invalidez para o servidor público funciona, praticamente, igual ao dos outros tipos de trabalhadores. A diferença é que na perícia é feita uma análise para saber se o servidor tem direito a receber o salário integral como aposentadoria, ou se ele vai ganhar o proporcional pelo tempo de contribuição.

Essa decisão é feita com base na gravidade da doença ou acidente que o servidor tenha enfrentado. Caso seja um acidente de trabalho, por exemplo, provavelmente, a perícia vai definir o salário integral para o aposentado por invalidez.

Aposentadoria por invalidez conta como tempo de contribuição?

Sim, a aposentadoria por invalidez conta como tempo de contribuição. Ou seja, se a pessoa contribuiu por 10 anos, ficou inválida por mais 10 anos e depois tem condições de voltar a trabalhar, vão ser contados 20 anos de contribuição.

Neste caso trata-se de um benefício oferecido pela Previdência Social para pessoas que não têm a menor possibilidade de conseguir trabalhar, por isso é obrigação do INSS contar esse tempo como contribuição.

aposentadoria invalidez recisão

Aposentadoria por invalidez rescisão

A aposentadoria por invalidez pode ser rescindida assim que a perícia do INSS comprovar que o contribuinte tem condições de voltar a trabalhar. Essa análise é feita, normalmente, a cada dois anos, mas pode ter um tempo mais curto, caso a Previdência Social acredite ser possível.

Para saber mais sobre o assunto, o ideal é você ir até a sede da Previdência Social na sua cidade, conversar com um atendente e saber quais documentos levar e como funciona as etapas até se conseguir o benefício. Esse é um direito de todos os contribuintes.

Se tiver restado alguma dúvida de como funciona a aposentadoria por invalidez, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *