Previdência privada: Como funciona? Vale a pena? Simulador de previdência

previdência privada

Com todos os problemas que envolvem a Previdência Social, muitas pessoas têm preferido a chamada previdência privada para garantir uma boa qualidade de vida na terceira idade. Mas será mesmo que vale a pena?

Nos tópicos a seguir você vai ver o que é a previdência privada, como ela funciona, se vale a pena ou não e outras formas de investimento que podem ser melhores que essa opção. Confira!

O que é e como funciona?

A modalidade privada funciona basicamente da mesma forma que a Previdência Social. Você vai pagar um valor por mês que vai ser de acordo com o valor que você vai querer receber quando decidir se aposentar.

Existem diversas variações de tempo e de valor que deve ser pago. Para saber melhor sobre cada uma delas, vá até a alguns bancos e faça as projeções. Como existe o risco da reforma da Previdência ocorrer e fazer com que muitos não consigam aposentar, a privada pode ser sim uma boa opção.

Porém, entre outras formas de aplicação, a previdência privada não é a melhor. Existem fundos de renda fixa sem risco algum e que rendem muito mais do que a opção privada.

Vale a pena fazer uma previdência privada?

Tudo vai depender de como você lida com o seu próprio dinheiro. Caso você não tenha organização ou paciência para investir em outras formas de renda fixa, a previdência privada te oferece essa facilidade. Basta você pagar todo mês o valor que depois de alguns anos você vai receber aquele valor em forma de salário ou no total.

Porém, caso você queira ganhar mais dinheiro do que com a previdência privada e de uma forma bem segura, existem outras opções. Os fundos de renda fixa que são os chamados CDB, RDB, LCI e LCA oferecem uma lucratividade sobre o dinheiro investido muito maior do que o meio que nos apresentamos.

A diferença é que você vai ter que procurar uma financeira da sua confiança, estudar sobre os tipos de renda fixa, escolher um com bom rendimento e fazer o seu investimento. Isso demanda tempo e trabalho. Muita gente não tem interesse ou não pode investir esse tempo nessas escolhas.

Outra possibilidade é investir no Tesouro Direto que é um fundo da união também de renda fixa. Você empresta dinheiro para o governo e depois de alguns anos ele te devolve esse valor com juros, correção monetária e tudo mais. Também é uma excelente possibilidade e que rende bem mais do que investindo na instituição privada.

previdência privada imposto de renda

Imposto de renda

Todos os fundos de investimento de renda fixa cobram imposto de renda, com essa alternativa não é diferente. Existem diversos valores e porcentagens cobrados, para saber o seu em específico, o melhor é ir ao banco e conferir com o gerente as possibilidades.

Essa também é mais uma oportunidade para você decidir entre a previdência privada e as outras formas de renda fixa. Muitas delas o imposto de renda é bem mais em conta e, em algumas, como o LCI e LCA é sequer cobrado.

previdência privada vale a pena

Simulador de previdência privada

Vários bancos e instituições financeiras oferecem o simulador de previdência privada nos seus sites e aplicativos. É bom deixar claro que esses simuladores não são um sinônimo da realidade, mas mostram valores parecidos com o quanto que você vai receber.

Para saber de verdade o valor do seu salário na previdência privada após determinados anos de pagamentos mensais, o ideal é ir mesmo ao banco, passar todas as informações, que o gerente da agência vai mostrar exatamente o valor que você irá receber de verdade.

A previdência privada é uma possibilidade, mas está longe de ser a melhor de todas. A lucratividade de outros rendimentos fixos é bem maior e o risco é bem pequeno, quase igual ao de perder dinheiro em uma poupança. Em certas situações, o risco dos outros tipos de renda fixa é menor do que o risco da previdência privada.

Antes de fechar um contrato, pesquise sobre as outras formas de renda fixa e escolha a melhor para você e para a sua qualidade de vida.

Se tiver gostado deste texto sobre as vantagens e desvantagens da previdência privada, compartilhe-o com seus amigos e familiares que também se interessam pelo assunto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *