Simulação de aposentadoria: No caso de professor. Por tempo de contribuição. Aposentadoria privada.

simulação de aposentadoria

Muitas pessoas buscam na internet a possibilidade de fazer a simulação de aposentadoria e descobrir o quanto precisa pagar e por quantos anos para conseguir receber o seu dinheiro mensalmente sem precisar trabalhar.

Existem diversas plataformas e sites que oferecem esse tipo de serviço, além disso, na própria Previdência Social é possível que você faça uma simulação de aposentadoria. Nos tópicos a seguir, você vai ver como funciona esse simulador. Veja!

Aposentadoria privada

A aposentadoria privada não segue as regras da Previdência Social, ou seja, existem sim normas, mas cada instituição bancária ou financeira tem direito a colocar as suas próprias regras para definir o quanto o aposentado vai receber e quando.

Por isso, para fazer a sua simulação de aposentadoria privada, é preciso procurar diversos bancos e financeiras que oferecem esse tipo de serviço. Em cada uma delas vai ser diferente o tempo de contribuição, o valor a ser pago e todos os outros dados para gerar essa simulação.

Alguns bancos oferecem o simulador online, porém ele não é 100% garantido. Para ter uma ideia real do quanto vai ter que contribuir para receber o valor que deseja de aposentadoria, você precisa ir ao banco ou instituição financeira, conversar com o gerente, passar os seus dados e desejos, que ele vai te mostrar exatamente o quanto e por quanto tempo você precisa pagar as mensalidades.

Simulação de aposentadoria por tempo de contribuição

Para simular a sua aposentadoria pela Previdência Social é preciso levar em conta uma série de dados importantes. O primeiro deles é a média do valor pago durante todos os anos de contribuição para se chegar a uma quantidade específica do que vai ser pago a você na aposentadoria.

Além disso, o próprio tempo de contribuição e a idade do trabalhador também devem ser contados. Na regra geral, os homens precisam ter de soma de contribuição mais idade um valor igual ou superior a 95. Já as mulheres, esse valor tem que ser igual ou superior a 85.

Com esses dados em mãos, você consegue fazer uma simulação em sites espalhados pela internet ou na própria Previdência Social de quanto e de quando você vai começar a receber a sua aposentadoria.

Simulação de aposentadoria para professor

simulação de aposentadoria

O caso dos professores é bem parecido com os demais trabalhadores. Os dados são praticamente os mesmos, a diferença é que a soma entre tempo de contribuição e idade é menor. Homens precisam que essa soma dê 90 e mulheres o valor precisa ser de 80, no mínimo.

É bom lembrar que para todos os casos existe um mínimo de tempo de contribuição e também de idade. No caso dos professores são 30 anos de contribuição e 60 anos de idade. Já as mulheres são 25 anos de contribuição e 55 anos de idade.

Simulação de aposentadoria por invalidez

Pessoas consideradas inválidas pelo INSS, também têm direito a receber uma aposentadoria de valor integral, de acordo com a quantidade contribuída até o benefício ter sido concedido.

Além disso, caso seja definido que a aposentado inválido possa voltar a trabalhar, o tempo que ele ficou parado conta como tempo de contribuição. Ou seja, esse profissional não vai ser prejudicado, caso fique doente ou sofra um acidente que o deixe temporariamente impedido de trabalhar.

O cálculo da simulação de aposentadoria por invalidez é feito com base apenas no valor de contribuição do profissional. É feita a média e, a partir desse cálculo, define-se o quanto ele vai receber por mês, enquanto estiver inválido.

Como fazer a simulação de aposentadoria?

Você tem duas possibilidades para fazer a simulação: a primeira delas é ir até a Previdência Social ou instituição bancária e pedir ao atendente para esse essa simulação. Já a segunda e menos precisa é buscar algum site que faça esse tipo de simulação, mas o valor não vai dar 100% correto.

O ideal mesmo é ir com todos seus dados de tempo de contribuição e valor pago durante os meses para saber ao certo quanto e quando vai poder retirar a sua aposentadoria.

Se tiver restado ainda alguma dúvida de como funciona a simulação de aposentadoria, deixe o seu comentário ou pergunta aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *