Tipos de aposentadoria: Por invalidez, por idade, para professores, para funcionários públicos…

tipos de aposentadoria

A Previdência Social oferece diversos tipos de aposentadoria para que as pessoas possam descansar e ter uma vida tranquila após anos e mais anos de trabalho. Existem diferenças entre cada um desses tipos e você vai desvendar todas elas neste texto.

Veja nos tópicos a seguir como funciona a aposentadoria comum, a por invalidez, idade, para pessoas que trabalham no campo, para professores e outros tipos específicos de profissionais!

Invalidez

tipos de aposentadoria invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício dado a contribuintes que sofreram um acidente ou contraíram uma doença que os impeçam de trabalhar. Essa aposentadoria é permanente, ou seja, pode valer para a vida toda da pessoa.

Porém, é feita uma perícia médica a cada dois anos para saber se a pessoa tem condições ou não de voltar a trabalhar. Caso seja definido que ela pode, o tempo de aposentadoria por invalidez é contado como de contribuição. Ou seja, se a pessoa contribuiu por 10 anos e ficou aposentada por invalidez por 5, o tempo de contribuição dela vai ser de 15 anos, assim que ela voltar a trabalhar.

Outro detalhe importante é que apenas pessoas que contribuem com o INSS que podem receber esse tipo de aposentadoria. Não adianta sofrer o acidente ou ficar enfermo e, após isso, passar a pagar a mensalidade da Previdência Social. Isso só vale caso a pessoa piore de quadro após começar a contribuir com o INSS.

Como funciona  a aposentadoria por idade?

Na atual lei brasileira que rege a Previdência Social, é possível que as pessoas aposentem por idade. Para isso, é necessário que o homem tenha, ao menos, 65 anos e a mulher 60 anos. Além disso, ambos têm que contribuir por 15 anos com o INSS para ter direito a esse benefício.

O valor pago de aposentadoria vai ser de acordo com o valor das mensalidades. O cálculo é feito pelo próprio INSS. Basta você ir até a sede da Previdência Social na sua cidade e perguntar quanto tem que pagar por mês para se aposentar com o valor que deseja receber mensalmente.

Veja porque a lei muda para os trabalhadores rurais

aposentadoria rural

A aposentadoria rural é um tipo específico de benefício para pessoas que trabalham no campo e precisam receber essa aposentadoria, por conta das condições de trabalho, antes dos outros trabalhadores da cidade.

A primeira vantagem é que o trabalhador rural não precisa contribuir com o INSS. Se ele comprovar que trabalha na zona rural, ele já consegue o direito ao benefício. Porém, isso vale para pequenos produtores, que recebem um baixo salário por mês, não para grandes latifundiários.

Além disso, a idade é menor do que os outros tipos de aposentadoria. Homens trabalhadores rurais podem se aposentar com 60 anos e mulheres com 55.

Tudo isso precisa ser comprovado por meio de documentos que comprovem o trabalho no campo por mais de 15 anos, a filiação ao sindicato, os valores recebidos por mês, o tamanho da terra, entre outros.

Tipos de aposentadoria para professores

Os professores também têm direitos diferentes dos demais trabalhadores e o tipo de aposentadoria é diferenciado. As mulheres precisam contribuir por 25 anos e podem se aposentar logo após isso, caso eles sigam o chamado cálculo 80/90.

Esse cálculo funciona da seguinte forma: suponha que uma professora comece a trabalhar com 25 anos. Ela tem o direito de contribuir apenas por 25 anos para conseguir se aposentar com salário integral. Os 25 anos de contribuição mais os 50 anos de idade dela dão um total de 75. Ou seja, ela não pode ainda se aposentar com o valor integral. Para isso, é preciso trabalhar por mais 5 anos, até que essa soma de contribuição + idade chegue ao valor de 80.

No caso dos homens professores a soma da idade com o tempo de contribuição tem que ser igual ou maior a 90.

Tipos de aposentadoria para servidores públicos

aposentadoria servidor público

Existem diversos tipos diferentes de aposentadoria para servidores públicos. Um senador, por exemplo, se tiver um mandato apenas tem direito à aposentadoria integral pelo resto da vida.

Além dos políticos, militares também tem um tipo específico de aposentadoria bem vantajoso para eles e que, inclusive, é uma das principais causas do rombo da Previdência Social.

Demais servidores precisam trabalhar por 30 anos e, independente da idade, têm direito a se aposentar. Isso não vale para os chamados celetistas, que possuem os mesmos direitos dos demais trabalhadores de CLT.

Saiba qual o papel do INSS  para você receber a sua aposentadoria

INSS é a sigla dada ao órgão que normatiza e executa as ações responsáveis pela Previdência Social. É ele que define o quanto e quando o trabalhador vai receber a sua aposentadoria.

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de aposentadoria, compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *