Avaliação de desempenho: Saiba como funciona, como fazer, e a importância para o empregador e empregado!

Caso a empresa que você trabalha tenha a chamada avaliação de desempenho é importante que você fique atento para poder lidar bem com essa prova e se sair com a melhor nota possível. Isso porque essa avaliação é muito importante para saber o quão produtivo você é para a empresa e se vale a pena te ter como funcionário dela.

Muitas empresas e até órgãos públicos têm usado desse tipo de avaliação de desempenho para poder redefinir de tempos em tempos todas as equipes de trabalho, para deixar sempre na organização apenas os mais competentes e produtivos.

Por isso, a avaliação de desempenho é muito importante tanto para o empregador, quanto para o empregado que pode perder o emprego por causa dela ou até ser promovido por conta dessa prova. Além de saber mais a fundo sobre suas competências.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a avaliação de desempenho, como ela funciona e outras informações importantes. Confira!

Avaliação de desempenho: O que é?

A avaliação de desempenho é uma prova feita de tempos em tempos que calcula o quanto o empregado foi produtivo para a empresa durante aquele período de tempo. Ela analisa diversos pontos para descobrir se está valendo a pena ter aquele profissional como membro da empresa ou, até mesmo, se ele merece uma promoção.

Como fazer?avaliação de desempenho

Existem, pelo menos, 11 formas diferentes de fazer a avaliação de desempenho. A mais tradicional é por meio do uso de gráficos e dados empíricos que informam o quanto aquele determinado profissional foi produtivo durante o período de tempo analisado.

Há também outras formas de avaliação, como a descrição do comportamento do profissional no ambiente de trabalho, de uma pesquisa de campo feita por algum avaliador durante um tempo de trabalho do profissional, a comparação com outros trabalhadores, a autoavaliação, os relatórios diários de performance e até mesmo uma prova escrita com frases que são negativas e positivas e, a partir do que o funcionário preenche, é definido uma nota para o trabalho dele.

Enfim, são diversas possibilidades de avaliação de desempenho que podem ser definidas e feitas pela equipe de Recursos Humanos da empresa ou do órgão público.

Tipos de avaliação

Os tipos mais comuns de avaliação de desempenho dos funcionários de uma empresa são:

  1. Análise gráfica
  2. Avaliação de competência e resultado;
  3. Frases descritivas;
  4. Autoavaliação;
  5. Avaliação por objetivos;
  6. Pesquisa de campo;
  7. Incidentes críticos;
  8. Comparação de pares;
  9. Relatório de performance; e
  10. Avaliação de potencial.

O que considerar?

Avaliação de desempenho

Cada uma dessas formas de avaliar os funcionários de uma empresa ou órgão público avalia algo diferente nos profissionais. Por isso, o ideal é a própria equipe de RH definir o que é importante avaliar em cada um daqueles candidatos.

Se eles cumpriram as metas, se criaram coisas novas, se aumentaram a produtividade, se tiveram um bom trabalho em equipe, se têm potencial de crescimento, enfim, vários objetivos diferentes podem ser avaliados.

A importância da avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é essencial para você conhecer as pessoas que trabalham na sua empresa ou no órgão público que você comanda. Entender as facilidades e fragilidades de cada um, onde um se destaca, onde o outro não funciona bem, se o profissional está motivado ou não, enfim, uma série de informações que auxiliam no aumento da produtividade de todos os funcionários.

Erros mais comuns ao fazer uma avaliação

Avaliação de desempenho

O erro mais comum é ser muito subjetivo e pouco empírico na hora de realizar esses testes e selecionar esses dados. Ás vezes a equipe de RH utiliza dados completamente hipotéticos, sem nenhuma certeza de verdade e isso vai trazer resultados completamente enganadores.

É preciso que tudo seja feito com base na verdade e não em hipóteses. Assim, os resultados serão fidedignos e você vai conseguir avaliar suas equipes da forma correta.

Por exemplo, na hora da avaliação por gráficos, é preciso pegar dados exatos para colocar no gráfico. Horas exatas de trabalho por dia ou semana, quantidade de produtos criados por aquele profissional por dia ou semana, tempo de descanso dele por dia ou semana, enfim, usando tudo isso para calcular o quanto ele é produtivo para a empresa.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre como funciona a avaliação de desempenho, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *