Agendamento carteira de trabalho: Como fazer? E no caso de segunda via? Preço

como fazer agendamento para carteira de trabalho

Alguns serviços essenciais para o cidadão são feitos em locais específicos que realizam diversos tipos de tarefas. Com o trabalhador não é diferente e ele precisa fazer um agendamento de carteira de trabalho para poder tirar o seu documento.

Nos tópicos a seguir, você vai ver como funciona esse agendamento, aonde fazer, que tipo de documento é preciso ser levado, entre outras informações essenciais para você tirar a sua carteira de trabalho. Confira!

Como fazer o agendamento para tirar a carteira de trabalho?

O agendamento para tirar a carteira de trabalho vai depender da cidade e do estado do Brasil que você vive. Normalmente, existe um site próprio do órgão que realiza esse serviço e você entra nele, faz um pequeno cadastro e retira uma senha que vai ser usada na data e na hora que ficou definido o seu agendamento.

Porém, em algumas cidades ou regiões, esse atendimento online ainda não existe e o agendamento para tirar carteira de trabalho é feito diretamente na sede do órgão que realiza esse serviço.

Em outros lugares nem é preciso realizar esse agendamento. Basta você ir até a sede do órgão com os documentos e a foto que a sua carteira de trabalho é feita na hora, ou você volta depois de uns dias para poder pegá-la.

Os documentos para pegar a sua carteira de trabalho são a carteira de identidade, CPF e o registro de profissão emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, caso você tenha algum. Além disso, é preciso também levar uma foto 3 por 4 para colocar na primeira página da carteira de trabalho.

Toda a documentação, caso precise de mais algo, vai ser informada no site ou sede do órgão na hora que você fizer o agendamento para tirar a carteira de trabalho.

Como tirar a segunda via da carteira?

carteira de trabalho agendamento

Para fazer a segunda via da sua carteira de trabalho também é preciso que se faça o agendamento por meio do site ou fisicamente no órgão que ela realiza esse tipo de serviço na sua cidade.

Os documentos pedidos são praticamente os mesmos, mas em caso de roubo ou perda, o ideal é também levar o boletim de ocorrência para que seja anexado aos seus outros documentos e evite que a sua antiga carteira de trabalho seja utilizada pelo crime organizado.

É preciso também que a pessoa pague um valor por essa segunda via. O preço cobrado é definido pelo próprio órgão, não existe um valor único que valha em todo o país. Para saber o quanto você precisa pagar, é só pegar essa informação na hora de fazer o agendamento para tirar a carteira de trabalho no site ou no órgão.

Caso você queira fazer uma nova carteira de trabalho, porque a sua está velha ou estragada, leve também a carteira de trabalho original na hora de fazer a sua segunda via. No momento do agendamento, o órgão vai explicar tudo que é necessário para realizar esse serviço.

Quanto custa tirar a carteira de trabalho?

Essa é talvez a principal dúvida de quem precisa tirar a carteira de trabalho. Porém, não existe um valor específico, cada cidade, estado e região, cobra um preço definido, e em outras cidades a carteira de trabalho é feita de maneira gratuita.

Caso você não tenha condições de pagar pela sua carteira de trabalho, a dica é procurar a sede do Centro de Assistência Social da sua cidade e pedir a gratuidade para tirar esse documento. Os atendentes vão analisar a sua situação, enviar para o órgão especializado e, em alguns dias, é decidido se a pessoa tem direito ou não ao benefício da gratuidade.

No mais, para saber o quanto a sua cidade ou estado cobra para tirar a primeira ou segunda via da carteira de trabalho, você pode pegar essa informação no momento do agendamento. Seja ele online ou físico, é dever do órgão passar esse valor para o trabalhador.

A carteira de trabalho é um instrumento de cidadania e de direitos. Ou seja, pessoas que não têm condições precisam ter esse documento e não podem pagar por ele. Caso você esteja nessa situação, exija os seus direitos.

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre como funciona o agendamento para tirar a carteira de trabalho, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *