Bilhete único: Como conseguir um? Saiba aqui as principais informações e benefícios!

Quem usa transporte público diariamente sabe o quanto pode ficar caro estas viagens, pois dependendo do local aonde a pessoa vai é necessário pegar mais de um meio de transporte para chegar ao destino. A fim de ajudar estas pessoas é que foi desenvolvido o bilhete único, assim ela poderá ganhar isenção da taxa ou um desconto nas passagens em um intervalo de tempo.

Você já conhece o bilhete único? Sabe como ele funciona e como pode conseguir o seu? Ainda não? Então está artigo é para você! Continue conosco e confira a seguir tudo sobre este bilhete!

Como funciona?

O bilhete único é uma espécie de cartão que você pode utilizar em ônibus, micro-ônibus, metrô e trem para conseguir descontos em suas passagens ou até mesmo isenção dela.

Ao adquirir o seu cartão você deverá colocar créditos conforme a sua necessidade e utilizar este cartão sempre que for pagar suas passagens.

Ele pode ser adquirido até mesmo por turistas que deverão pagar uma taxa referente ao valor do cartão e fazer uma compra mínima do valor estipulado conforme cada cidade.

Existem vários tipos de bilhete único, assim você deverá olhar em qual tipo você se encaixa antes de realizar a solicitação do seu cartão, pois poderá haver diferenças entre eles.

bilhete único

Como fazer o bilhete único?

Para realizar seu processo de cadastro você deverá estar com seus documentos pessoais em mãos.

Serão exigidos:

  • CPF
  • RG
  • Foto digitalizada no tamanho 3 x 4
  • CEP residencial

Em seguida você deverá entrar no site oficial da sua cidade para realizar o cadastro. Preencha todos os dados que forem solicitados e envie a sua foto como arquivo eletrônico. Lembre-se de ler e concordar com o termo de ciência e adesão que estará na página.

Depois de preencher todas as informações corretamente você deverá ir a um dos locais de atendimento físicos e solicitar para que seu cartão seja emitido.

Com o cartão em mãos você deverá apenas colocar créditos nele e poderá usá-lo quando quiser para o pagamento das suas passagens no transporte público.

Veja como você estudante pode conseguir o seu bilhete único

Se você é estudante e deseja obter o bilhete único você deverá pedir para a sua escola enviar seus dados para a central de trânsito da sua cidade. Feito isso você começará a ter direito a usá-lo. Sendo necessário que você consulte, solicite ou renove a sua carteira de identificação estudantil após a escola enviar seus dados.

bilhete único

Como funciona o bilhete único para idosos?

Os idosos também podem conseguir o benefício sendo necessário apenas possui 60 anos ou mais e enviar a cópia dos documentos pessoais pelo correio.

É necessária a cópia dos seguintes documentos:

  • Documento de identificação oficial com foto
  • CPF
  • Uma foto 3 x 4 recente
  • Comprovante de residência
  • Número de telefones para contato

Os documentos também poderão ser entregues nos postos de atendimento.

Como realizar a consulta do saldo do bilhete único?

Para realizar a consulta do seu saldo do bilhete único é necessário  apenas que você acesse o site oficial responsável pelo seu cartão da sua cidade com o seu CPF em mãos. Ao inserir o número do seu CPF no campo solicitado você irá conseguir olhar qual é o seu saldo do bilhete único.

Valor do Bilhete único

O valor do seu irá variar conforme a cidade onde você está localizado, por isso é essencial que você vá até um dos postos de atendimentos próximos a você e consulte o valor exato deste cartão. Geralmente ele custa a partir de 4 reais.

Como comprar o bilhete único?

Para comprar o seu é necessário que você realize o cadastro no site e em seguida compareça até um dos postos de atendimento para comprar o seu cartão e recarregá-lo.

Saiba como funciona o app de recarga do bilhete

Não existe apenas um aplicativo para o bilhete único. A variação de nome pode ser identificada pela cidade que você está. Na capital paulista e outras áreas da região metropolitana da cidade de São Paulo, você pode usar o aplicativo RecargaPay para consultar o saldo e acrescentar crédito ao cartão, caso necessário.

O aplicativo de forma geral não permite apenas a consulta e a adição de crédito ao bilhete único, o pagamento de contas e a recarga de smartphones. O aplicativo é gratuito para os usuários do serviço e o app está disponível para Android e iOS.

Com o RecargaPay você pode recarregar o seu por diversos meios de pagamento. O uso de cartão de crédito é o mais recomendado, mas também existe a opção do boleto bancário. O aplicativo está disponível para qualquer lugar do Brasil que tenha o acesso ao bilhete único.

Como cancelar o seu?

Se por algum motivo você desejar cancelar o seu, você deverá ligar para a central de atendimento da sua companhia de trânsito e de preferência estar com o número do seu cartão em mãos.

Além do mais, também é possível realizar o cancelamento através do site oficial do bilhete único da sua cidade.

Em casos de perda ou roubo cancele o seu cartão imediatamente para não ter problemas futuros.

Ainda ficou alguma dúvida a respeito do bilhete único? Deixe-nos um comentário que responderemos você assim que for possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *