Carta de apresentação: O que é? Como fazer? Para empresa, para estágio, para setor comercial e mais..

Você já pensou em enviar uma carta de apresentação junto do seu currículo ao se candidatar à uma vaga? Costume pouco praticado no Brasil, é muito bom que você saiba que ela pode fazer toda diferença.

Ela demonstra mais interesse e empenho seu para aquele trabalho. Além de, por ser pouco comum, chamar atenção prontamente para o seu perfil.

Poucas empresas pedem, mas quando algumas solicitam as pessoas ficam meio perdidas. Como fazer? O que colocar? O que não escrever? Saiba que se pediram, é essencial que você faça.

E não de última hora como muitos: ela vale o mesmo empenho que você teve para preparar o seu currículo!

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação nada mais é do que um documento que as empresas usam para avaliar as condições do candidato para aquela vaga ofertada.

É nela que você deverá colocar seus objetivos profissionais para aquele cargo em especial, complementando o currículo. Ela funciona como um “teaser” para despertar o interesse do selecionador antes de ver as suas habilidades e experiências.

Muita gente acha que é como um minicurrículo, em que todas as questões do currículo serão resumidas em uma carta.

Mas não, é feito para complementar com novas informações em forma de apresentar seus interesses e competências profissionais para aquela vaga.

Como fazer?

carta de apresentação como fazer?

Mas como produzir esse conteúdo? Muita gente se vê perdida neste quesito, mas saiba que organizando as ideias a carta de apresentação pode ser um sucesso. Comece pensando que nela deve conter um texto que convide o selecionador para ver o seu currículo. Então você falará um pouco sobre o profissional, seus objetivos, alguns valores, seus pontos positivos, seu conhecimento e admiração pela empresa e o que você poderá agregar naquele cargo.

A ideia é que seja objetiva, sucinta, coerente e sem erros ortográficos. Confira algumas dicas para acertar na sua!

  • Personalize o texto: é importante que você tenha produzido um modelo base para sempre ter em mãos, mas para cada empresa, lembre-se de personalizar.

Algumas partes do conteúdo podem ser boas para vários lugares, mas há sempre algo para demonstrar seu interesse e conhecimento sobre aquela vaga especificamente.

Pesquise sobre o lugar da vaga, cite sua sabedoria e mostre que você se empenhou em conhecer mais sobre aquele cargo.

Isso vale para as cópias de modelo da internet: eles já são manjados pelos profissionais, então faça algo seu. Não tem nada de errado em ter uma ideia de como começar, desde que no final ela seja apenas SUA carta de apresentação.

  • Mostre como você pode contribuir: citar ideias de como você poderá trabalhar e o que poderá acrescentar na empresa é sempre uma boa sacada.

Isso demonstra que você tem personalidade, criatividade e pró-atividade.

  • Cite indicações: se a vaga foi indicada para você por alguém da empresa ou alguém que o recrutador possa conhecer, cite a indicação daquela pessoa.

Isso mostrará que você conhece pessoas daquele meio, e dependendo de quem indicou, traz ainda mais credibilidade para o seu currículo.

  • Coloque a carta no corpo do e-mail: se o envio for por e-mail, uma boa ideia é aproveitar o corpo para fixar a sua carta de apresentação.

Isso porque evita que ela seja descartada por ter que fazer o download e de cara já faz a sua apresentação. As chances dela ser lida com mais êxito, são bem maiores.

Leia também o que é um plano de carreira e porque você deve ter um!

Carta de apresentação para empresa

Mesmo com as dicas ficou aquela dúvida por onde começar a carta de apresentação? Confira um modelo para se espelhar (Sem cópias! Lembre-se de personalizar, ok?) para se candidatar para empresas.

Caros Senhores, (se souber o nome, sempre faça questão de colocar)

Estou em busca de uma nova oportunidade de trabalho na área Administrativo-Financeira, apresento-lhes meu currículo anexo.

Entre minhas características estão: adaptabilidade, pró-atividade, dinamismo, organização, dedicação ao trabalho e bom relacionamento em geral sempre focando nos objetivos da empresa.

Informo ainda que tenho disponibilidade para viagens, de acordo com a necessidade da empresa.

No aguardo de contato de sua parte, coloco-me à disposição para prestar-lhes mais esclarecimentos.

Atenciosamente, Assinatura

Carta para setor comercial

Confira um exemplo mais sucinto e objetivo, que pode ser usado tanto para setor comercial quanto para demais empresas:

Prezado(a) Senhor(a), (se souber o nome, sempre faça questão de colocar)

Há quatro anos atuo na área de promoção e marketing da empresa Nômades, desenvolvendo projetos de divulgação de marca na área educacional e também na organização de eventos para o público interno e externo da empresa.

Neste momento, busco novos desafios no mercado de trabalho, visando o desenvolvimento da minha carreira e gerando de resultados, para possibilitar crescimento qualitativo e quantitativo para os envolvidos.

Agradeço a atenção e coloco-me ao inteiro dispor para contato pessoal.

Assinatura

Carta de apresentação para estágio

Se o caso for tentar um estágio, a carta muda um pouco. No qual onde estuda e possíveis projetos dentro do curso podem ser itens ideias para destacar.

Prezados Senhor (a)

Sou estudante de Jornalismo, 3º semestre, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possuo nível intermediário em inglês e espanhol e atualmente participo de um projeto científico sobre Assessoria de Imprensa dentro das instituições de educação.

Acredito que apresento as qualificações solicitadas para participar do programa de estágio de sua empresa e estou à disposição para uma entrevista, podendo assim detalhar melhor o meu perfil profissional.

Atenciosamente,

Assinatura

Precisa de uma apresentação pessoal?

mulheres conversando sobre carta de apresentação pessoal no trabalho

Não e sabe por quê? Porque você está se candidatando profissionalmente. Deixe apenas os itens profissionais na carta, deixando de lado atributos pessoais.

Eaí, você já fez alguma carta de apresentação? Como foi? Conta pra gente!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *