Coworking: O que é? Quais são as vantagens? Qual o investimento inicial? Respondemos suas perguntas!

Já pensou em dividir um local de trabalho com pessoas que não trabalham no mesmo negócio que você? Pois é desta forma que funciona o Coworking. Novidade que vem ganhando força no mundo dos negócios, a ideia é repartir um local para inspirar criatividade, networking e troca de ideias.

Saiba mais sobre nesse artigo completo que elaboramos para você ficar mais por dentro do assunto!

O que é um Coworking?

sala para coworking

O Coworking é como um movimento de pessoas que buscam trabalhar juntas, sem dependerem efetivamente uma das outras.

O espaço é o mesmo, mas os negócios podem ser distintos. A ideia é focada principalmente em profissionais autônomos, pessoas que trabalham de casa e outros que viajam muito a trabalho.

Esse tipo de pessoa costuma sofrer com o isolamento e, consequentemente, com a falta de oportunidade de interação e troca de conhecimentos.

Nestes espaços, é como ter um escritório seu para trabalhar. Terá salas, cozinha, banheiro e demais cômodos que você dividirá com outros profissionais.

Pode ser que vocês trabalhem com áreas totalmente diferentes, mas poderão se encontrar todos os dias e trocarem ideias.

Essa inovação vem da necessidade do ser humano de se relacionar para poder trabalhar mais feliz e poder ter maior crescimento pessoal e profissional. Aliás, mais cabeças são melhores que uma.

Veja com freelancer e as vantagens e desvantagens em se tornar um!

Quais as vantagens?

coworking

As principais vantagens de participar de um espaço de coworking são:

  • Menos gastos para empreendedores que não podem manter um escritório sozinho inicialmente;
  • Maior oportunidade de networking com profissionais de várias áreas;
  • Maior interação entre profissionais no ambiente de trabalho;
  • Rica troca de conhecimentos;
  • Oportunidade de parcerias;
  • Redução da sensação de isolamento da sociedade para quem trabalha home office (sentimento qual pode até gerar problemas depressivos);
  • Criação de laços de amizade.

Como montar um?

sala de coworking

Atualmente já existem vários espaços espalhados pelo Brasil de coworking. É possível se inserir em um já pronto, como montar o seu próprio. Esta pode ser uma forma de investimento que pode ser rentável conforme o aluguel do espaço de outros colaboradores.

Para montar um negócio de coworking, é preciso se atentar à alguns tópicos.

  • Se planeje e pesquise: antes de qualquer coisa, saiba que montar um coworking vai além de alugar um espaço para outras pessoas.
  • Realmente deve seguir a alma do negócio e ter um local adequado para as pessoas trabalharem e se sentirem bem.
  • Por isso é importante avaliar bem o lugar, ter os móveis de qualidade, espaço de recreação ou para eventos, sala de reuniões, cozinha equipada e decoração agradável.

É importante pesquisar como são esse tipo de espaço para se inspirar e criar algo parecido com que já tem dado certo. Outro ponto é projetar os seus gatos para os primeiros meses, como: internet, telefone, luz etc.

Pense que até achar pessoas que queiram dividir o espaço, você terá que bancar sozinho as despesas.

  • Divulgação do espaço: com o planejamento do espaço feito, pense em quem seriam os tipos de profissionais para o seu espaço de coworking.
  • Você pode decidir deixar por conta da diversidade e atrair qualquer tipo de pessoa. Ou pode então definir um público-alvo de determinadas áreas profissionais para que haja um certo tipo de laços entre eles.

Com isso definido, é preciso investir no marketing para atrair seus primeiros profissionais. Divulgação em redes sociais e google tende ser as mais vantajosas e com feedback mais rápido.

Sem esquecer de olhar a sua cartela de conhecidos e ver quem se interessaria por esse tipo de negócio.


DICA:  Leia também sobre o texto como trabalhar em casa e aumentar sua renda!


Qual é o investimento inicial?

coworking

É importante saber que o investimento inicial para montar um coworking não costuma ser muito baixo. Caso o imóvel já seja seu, um gasto a menos na conta. Mas se a sua ideia é alugar um local para fazer o negócio, o valor costuma ser mais alto.

Pense que entre os gatos estão uma reforma para que o ambiente esteja propício para o que o negócio precisa. Móveis de qualidade para que as salas sejam bem equipadas e confortáveis.

Equipamentos de cozinha são necessários. Internet rápida e eficiente, telefone bom e ar-condicionado potente não podem ficar de fora.

O valor vai depender da quantidade de salas e coisas a se instalarem e serem compradas. É importante fazer um orçamento prévio com uma projeção da receita, projeção de despesa por período e projeção de lucro obtido para ver se a criação do negócio vai valer a pena.

E você, já conhecia o coworking? O que achou? Conta pra gente!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *