Dress code: Saiba o que é esse conjunto de regras que domina o ambiente profissional!

Se você trabalha em escritórios, coworkings, grandes empresas, em consultorias ou outros tipos de trabalho que são considerados executivos, provavelmente, já ouviu falar de dress code. Esse termo em inglês é uma tendência dos profissionais dessas áreas mais sofisticadas.

Para quem não sabe, dress code é o mesmo que código de vestir. São regras de etiqueta para que profissionais usem roupas corretas em determinadas situações de trabalho. Para ir ao escritório, a uma reunião, um evento corporativo, entre outros.

Existem diversas regras e que estão sendo seguidas por muitas pessoas que vivem e trabalham nesses ambientes. Caso você tenha interesse nesse assunto, nos tópicos a seguir você vai ler todas as dicas para se vestir e de acordo com o dress code em diversas situações. Confira!

Dress code no ambiente de trabalho

dress code

O principal dress code é o do ambiente de trabalho. Nele, a dica principal é não exagerar em nada. Acessórios, perfumes, roupas coloridas ou decotadas demais não fazem sentido algum para esse ambiente.

Prefira tons mais sóbrios, roupas menos chamativas, perfumes leves, acessórios delicados. O tipo de roupa vai depender do tipo de trabalho que você tem.

Normalmente, homens usam camisas sociais e uma calça jeans ou preta estilosa e bonita. Porém, se você for um executivo ou advogado, por exemplo, o ideal é ir de passeio completo, com terno, gravata e tudo que tem direito.

Já as mulheres também precisam tomar alguns cuidados com as roupas. O terninho bem formal, com uma saia até o joelho é uma boa opção.

Um vestido médio que também tenha um aspecto formal é uma boa opção, além da combinação mais tradicional do terninho com uma calça.

Outro detalhe na construção do dress code da mulher no ambiente de trabalho é o sapato. Ele precisa ser fechado, ter um salto não tão grande e não tão fino, o mais formal possível.

É bom lembrar que essas são dicas de dress code para um ambiente mais executivo, mais formal. Se você trabalha em uma agência de publicidade, por exemplo, as dicas de dress code são completamente diferentes.

Na entrevista de emprego

dress code

A roupa da entrevista de emprego precisa ser bem parecida com a do ambiente de trabalho. Lá, você vai se apresentar já como um profissional e o recrutador precisa ver isso. Ele analisa tudo e a primeira coisa que ele observa é o dress code.

Por isso, as dicas são as mesmas para homens e mulheres. Veja qual o ambiente de trabalho, o cargo e defina se vai usar uma roupa mais formal ou mais casual.

Normalmente, os homens vão de camisa social, um belo sapato e uma calça jeans ou preta. As mulheres de terninho e calça ou uma saia até o joelho, com um sapato fechado de salto médio e acessórios discretos.

O perfume, a maquiagem também devem ser levados em consideração. Tudo muito leve, sem exagerar em cores e em tons para não parecer extravagante demais.

Que cores usar?

Em um ambiente executivo tradicional, formal, o melhor é preferir por tons e cores mais sóbrios e que trazem essa ideia de sofisticação, luxo, etc. O cinza, o preto, o grafite são excelentes opções de cores neutras e que dão todo esse valor ao profissional.

Porém, você também pode investir em algumas outras cores, como o azul e o rosa claro, por exemplo, em uma camisa social. Calça, terno, terninho feminino e sapatos prefira sempre os tons mais neutros que são o preto, o cinza e o grafite.

Que tecido usar?

dress code

Outra questão importante do dress code é o tecido. As camisas sociais que são e devem ser usadas por homens e mulheres são feitas, normalmente, de algodão com algum outro tecido. Já os ternos masculinos e femininos também possuem tecido próprio, mais grosso, limpo, liso.

As saias e calças podem ser jeans, brim, ou até do mesmo tecido do terno e de roupas mais formais. São jeitos bem tradicionais e sofisticados de se vestir, sem inventar muito e com os tecidos já conhecidos e reconhecidos no mercado.

Dress code para emprego informal

Se você não trabalha em um ambiente executivo, o dress code muda completamente. Uma agência de publicidade, por exemplo, libera camisetas coloridas, bermudas, saias mais curtas, maquiagens mais extravagantes, acessórios diversos, etc.

Então, tudo vai depender de quais são as regras e o próprio estilo do seu local de trabalho. Por isso, antes de ir para uma entrevista, é essencial pesquisar sobre a empresa, stalkear os funcionários, ver as fotos nas redes sociais e ter uma ideia de qual o tipo de dress code aceito nesse ambiente.

Quais sapatos usar?

Na área executiva, os sapatos são muito importantes. O salto ainda é uma necessidade para mulheres, mas ele pode ser mais largo e menor, apesar de alguns lugares exigirem o salto alto e fino.

As cores também devem ser sóbrias, com relevância maior para o preto. No caso do homem não tem muito segredo, é sapato, bem engraxado, preto e limpo, brilhante.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre dress code, deixe o seu comentário aqui embaixo!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *