Home Office: Dicas para trabalhar e ter resultados melhores!

Home office também é conhecido como trabalho portátil e trabalho a distância. É o tipo de trabalho em que o empregado executa sua função em ambientes como coworking, aeroportos, hotéis ou mesmo em casa. Veja como funciona esse trabalho!

O que é?

Home office é uma frase inglesa que tem o significado de ‘escritório em casa’. É um tipo de trabalho frequentemente usado por trabalhadores liberais como os que trabalham com freelancer.

No home office o serviço é elaborado e realizado de modo remoto, normalmente no ambiente da própria residência.

É uma concepção que modifica o perfil do funcionário e do seu ambiente profissional. Mesmo que a expressão tenha a tradução ‘trabalho em casa’, na maior parte dos casos, é estabelecido pelo serviço realizados em locais alternativos da firma, podendo ser feito em parques, praças, cafés, coworking, hotéis, ou em qualquer local que tenha internet disponível.

Esse tipo de trabalho vem aumentando no país, pois os empregadores julgam que o funcionário consegue produzir mais por estar focado no trabalho, no conforto da sua moradia.

O home office também é conhecido como trabalho a distância ou teletrabalho. Até um tempo atrás não havia nenhuma garantia jurídica para quem empregava desse modo.

No entanto, com a Reforma Trabalhista aprovada, o sistema de trabalho passou a possuir regras específicas, possibilitando proteção e amparo aos funcionários e patrões, proporcionando uma grande aceitação desse tipo de trabalho.

home office

Como funciona?

Esse modelo de trabalho não é tão simples como muita gente pensa, uma vez que passa a ideia que o serviço vai ser realizado fora das vistas do empregador. Muito pelo contrário, exige muita disciplina de quem opta pelo home office como regime de trabalho.

Em alguns casos, o empregado ainda precisa ir até a empresa diariamente, para executar algum trabalho. Também existe a possibilidade de o funcionário precisar interagir com outras pessoas, sejam colegas de trabalho ou transeuntes, diariamente.

Não esquecendo que o ambiente escolhido para ser o local de trabalho e a família, além do nível de comprometimento com o serviço, vão ser fundamentais para que o serviço funcione.

Todo aquele que trabalha pelo home office deve determinar um horário de serviço, além de ser organizado e muito disciplinado, para ver o serviço funcionar com eficiência.

Em alguns casos, é necessário também toda uma estrutura como uma boa internet para conversar com o escritório e o cliente, além de objetos como mesa adequada e cadeira confortável.

Da mesma forma, é importante não perder tempo com problemas familiares, ou distrações que podem surgir de repente. Para funcionar de modo satisfatório o serviço, é preciso manter a concentração, não permitindo que nada mude o foco naquele horário de trabalho.

Precisa existir uma organização por parte da empresa e do funcionário, distribuindo e executando bem as tarefas.

Da mesma maneira que é em outro trabalho, o home office exige o registro na Carteira de Trabalho do funcionário. O contrato de trabalho vai determinar muitos fatores do vínculo empregatício.

Também é importante lembrar que a escolha pelo home office não é definitiva, é permitido a mudança do tipo trabalho a distância pelo trabalho presencial.

home office

Benefícios do Home office

A escolha pelo home office pode trazer muitos benefícios, e um deles é que executar suas funções em casa é mais barato, pois não vai haver custos com aluguel de sala, com conduções, com vestimenta, e até mesmo com a alimentação.

Outro benefício é pagar menos impostos. De acordo com a área de trabalho e da parcela do ganho, quem deseja trabalhar em casa pode se formalizar pelo sistema MEI, que pagará apenas a mensalidade fixa todo mês.

Um dos benefícios que mais ganha destaque no home office, é o fato de que o empregado não perde tempo com o trajeto. Em uma rotina normal de trabalho, se perde muito tempo só no trajeto de casa para o serviço do serviço para casa.

Além de não existir alguém do lado fazendo cobranças, quem opta pelo home office pode trabalhar perto da família, sobretudo dos filhos e acompanhar tudo o que acontece no dia a dia.

Dicas

Crie um local de trabalho apropriado e favorável, por evitar a desconcentração e perda de rendimento. Estabeleça normas, evitando que alguém lhe interrompa no decorrer do seu expediente de trabalho.

Faça divisão entre trabalho e lazer. Use vestimenta adequada para trabalhar, pois trabalhar de pijamas não vai lhe ajudar na produtividade.

Identifique o momento certo de finalizar o trabalho, pois por trabalhar em casa, muitos criam o hábito de realizar o serviço a qualquer hora, e isso a longo prazo não vai fazer bem para o empregado, que pode ter o seu rendimento prejudicado com uma estafa ou estresse.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *