Namoro no ambiente de trabalho: Como lidar com a situação de forma saudável?

namoro no ambiente de trabalho

Um assunto que pode causar polêmica (e até mesmo algum mau estar) no ambiente empresarial é o relacionamento amoroso entre colegas de trabalho. Apesar de dividir opiniões esta é uma prática muito comum e pesquisas já revelaram inclusive dados de 70% dos homens já tiveram alguma vez algum relacionamento na firma e que 35% dos casais preferem esconder o romance dos colegas.

Diante desses números você percebe como este índice é alto, mas essa prática nem sempre é vista com bons olhos. Se você está passando por isso e tem dúvidas de como proceder neste caso, veja nossas dicas antes de coroar esse relacionamento com um anel de compromisso.

Verifique quais são as políticas da empresa sobre o assunto

Parece banal, mas este é o primeiro passo quando você começar a se envolver com alguém dentro da empresa, e o melhor para você consultar isso é o código de ética interno da empresa.

De forma geral, a empresa não pode proibir o relacionamento, mas existem certas regras de conduta que devem ser levadas em consideração para que o ambiente se mantenha profissional e não atrapalhe a rotina de trabalho. Não preciso nem falar que beijos, abraços e determinados assuntos do casal deve ficar do lado de fora do escritório, né?

Para entender melhor como a empresa lida com o assunto, consultar o setor de Recursos Humanos também é válido.

Contar ou não para o chefe?

Antes que o assunto se espalhe pelo escritório talvez o melhor seja agir com transparência e contar para o seu chefe, o que está logo acima de você na hierarquia da empresa. Isso demonstra transparência e também evita fofocas e especulações sobre o assunto.

Dependendo dos cargos ocupados pelo casal e da postura da empresa, a corporação tem a opção inclusive de migrar uma das pessoas de setor.

Separar a vida pessoal da profissional

namoro no trabalho

Sabemos que é praticamente impossível separar a vida pessoal da vida profissional, mas este assunto é importante para que você entenda que assuntos íntimos não devem interferir no seu trabalho e no relacionamento com o cônjuge em âmbito profissional. O que eu quero dizer é que mesmo que você esteja passando por um momento delicado em casa, isso jamais deve refletir na sua postura profissional, prejudicando não apenas o seu desempenho, mas também causando um mal estar na equipe.

Evite dar detalhes do relacionamento para os colegas

Tente manter a intimidade do casal fora do escritório, inclusive evitando assuntos mais pessoais, sobretudo para pessoas que você não é tão próximo. Mais uma vez, isso irá ajudar a não dar margem para fofocas.

Caso vocês trabalhem em setores diferentes, o namoro pode muitas vezes passar desapercebido.

E se o relacionamento for com o chefe?

Ter um relacionamento com o chefe entra em uma zona ainda mais delicada, já que muitas pessoas podem achar que o superior pode estar favorecendo o namorado (a) em alguns momentos e por isso o casal deve ter ainda mais profissionalismo para lidar com a situação.

Nestes casos a empresa também pode optar por trocar uma das pessoas de área.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *