RioCard: Saiba tudo sobre esse cartão, suas funcionalidades, consulta, saldo, aplicativo e mais..

Se você mora no Rio de Janeiro ou vai passar alguns dias pela cidade maravilhosa, é muito bom que você tenha um cartão do RioCard. Esse objeto vai facilitar bastante a sua vida, quando você for andar de algum tipo de transporte público carioca.

Nos tópicos a seguir você vai entender tudo a respeito do RioCard. O que ele é, para que ele serve, como é feita a recarga, entre outras informações importantes sobre essa política pública da cidade do Rio de Janeiro. Confira!

RioCard: O que é?riocard

O RioCard é um sistema de bilhete para ônibus, trem, metrô, VLT e BRT da cidade do Rio de Janeiro. Com ele, você pode usar qualquer transporte público, sem a necessidade de pagar para o trocador ou alguém na bilheteria o valor da sua passagem.

O RioCard é obrigatório em alguns meios de transporte público do Rio de Janeiro. É o caso do BRT, por exemplo. Como não tem trocador, você precisa passar o seu cartão na catraca para ter acesso ao local onde o ônibus vai parar e entrar nele para seguir a sua viagem.

Em outras situações, ele não é obrigatório, mas facilita bastante a sua vida e também a do trocador ou dos outros profissionais responsáveis por receber o pagamento.

Como funciona?

É muito simples o funcionamento, ele é da mesma forma que todos os outros tipos de cartão utilizados para esse objetivo.

Basta você comprar o cartão, fazer a recarga de um valor que desejar e, na hora de passar pelas catracas ou entrar nos ônibus, colocar o RioCard no local de leitura, até que ele vai liberar a sua passagem para você seguir no ônibus, trem ou metrô.

É um sistema muito simples, funciona facilmente e facilita bastante a vida de quem precisa pegar transporte público na cidade do Rio de Janeiro.

Provavelmente, se você trabalha com carteira assinada, o seu patrão ou patroa vai te entregar um RioCard como forma de vale-transporte. Todo mês ele deve ser recarregado para que você consiga utilizar o transporte público sem dificuldades.

RioCard Universitário

Existe um cartão especial para universitários que possuem Passe Livre, ou seja, que não pagam pelo transporte público. Para saber se você tem direito a esse programa, o ideal é você entrar no site, conferir as regras e marcar o seu agendamento para a apresentação dos documentos e pedido do Passe Livre Universitário.

As regras principais são que o estudante deve ser do Programa Universidade Para Todos, o ProUni, ou estar na faculdade pelo sistema de cotas, ou comprovar que a família é de baixa renda e recebe até um salário-mínimo por mês.

No site você seleciona em qual dessas categorias se encaixa e marca o agendamento em uma das agências do RioCard.

Saiba como fazer a recarga

riocard

A recarga do RioCard pode ser feita em qualquer ponto de bilheteria do programa. Eles estão em praticamente todos os BRTs e, além disso, em outros pontos específicos da cidade do Rio de Janeiro.

Você também pode fazer a recarga pela internet, no próprio site do RioCard. Basta escolher um valor, colocar o número do seu cartão de crédito e fazer a recarga.

Como consultar o saldo?

Para consultar o saldo do seu RioCard você pode fazer um cadastro no site do programa e entrar nele para observar esse valor. Outra forma é no próprio terminal dos ônibus, trens e metrôs que você for pegar. Ao passar o RioCard, ele informa quanto de dinheiro ainda tem disponível no cartão.

Consulta

Todas as consultas podem ser feitas a partir do site oficial do programa. Basta fazer um cadastro rápido e você vai ter acesso a essa conta.

Agendamento para o passa livre

O agendamento para o Passe Livre e outros benefícios que o programa pode oferecer é feito pelo site oficial do RioCard.

Aplicativo do RioCard

O RioCard também possui um aplicativo, em que você consegue observar todas as linhas de transporte público e escolher a mais perto de você que vai te levar para onde você deseja ir.

Além disso, nele também é possível fazer consultas específicas da sua conta no programa do governo municipal do Rio de Janeiro.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do funcionamento do RioCard, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *