Calcular férias: Como fazer? Todas suas respostas aqui!

As férias é um momento muito importante na vida dos funcionários, pois é o período em que eles irão poder descansar ficando afastado do serviço por até 30 dias com remuneração. Contudo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam calcular férias não é tão fácil assim, pois o cálculo poderá variar conforme vários fatores.

Se você deseja entender melhor como é realizado o cálculo das férias, esse artigo é para você. Confira!

Calcular férias em dobro

Em alguns casos pode ser que a empresa cometa algum tipo de negligência que faça com que o funcionário tenha direito as férias em dobro e é por isso que entender como calcular férias é tão importante.

Um funcionário precisa trabalhar 12 meses em uma mesma empresa para ter direito às férias, após os 12 meses o empregado deverá entrar em acordo com o empregador a fim de decidir qual o melhor dia para tirar suas férias. Elas devem ser tiradas nos próximos 12 meses após seu vencimento.

Se por algum motivo a empresa não conceder as férias ao empregado dentro do prazo concessivo ela ficará obrigada a pagar as férias em dobro para ele.

Veja abaixo como fazer o cálculo das férias em dobro do funcionário que trabalhou durante 12 meses.

  1. Primeiro deve-se calcular o valor bruto das férias que é calculado da seguinte maneira: Valor bruto das férias = salário bruto x adicional de 1/3 do salário bruto do empregado.
  2. Em seguida deve-se calcular o valor das férias líquidas do funcionário sendo que este valor irá variar conforme o valor bruto das férias: Valor das férias líquidas = valor bruto das férias menos deduções de IRRF e de INSS
  3. Feito isso, para calcular férias em dobro é necessário apenas multiplicar por 2 o valor das férias líquidas do funcionário.

calcular férias

Leia mais: Sobre o Aviso prévio!

Cálculo proporcional

Se o funcionário não completar um ano trabalhado na empresa e ele for demitido ou pedir demissão é necessário realizar o cálculo proporcional das férias para saber qual é o valor que ele terá direito de receber.

Veja abaixo como calcular férias proporcionais:

  1. Primeiro você deverá dividir o salário por 12 meses.
  2. Depois deverá multiplicar pelos meses que foram trabalhados.
  3. O  resultado dará o valor das férias proporcionais.

Férias Fracionadas

Atualmente, após a reforma trabalhista é possível que as férias sejam fracionadas em até três períodos de 10 dias e por isso muitas pessoas estão em dúvida sobre como fica o pagamento destas férias.

No caso do pagamento fracionado das férias é necessário realizar dois cálculos para emissão dos recibos conforme o fracionamento das férias.

Lembrando que no fracionamento é necessário que pelo menos um período seja igual ou superior a 14 dias.

calcular férias

Calcular férias de estágio

De acordo com a lei do estágio os estudantes estagiários terão direito às férias após 12 meses trabalhados sendo que o recesso será de 30 dias. Não existem muitos segredos para fazer o cálculo das férias do estagiário, pois será pago a ele o valor da bolsa-auxílio que ele iria receber se estivesse trabalhando.

Férias vencidas

Após vencer um ano de trabalho e o empregado começar a ter direito a férias ele terá mais 12 meses para tirá-las, caso as férias não sejam tiradas neste período será ocasionado as férias vencidas e assim é necessário que o empregador pague o dobro do valor que seria pago ao funcionário durante as suas férias convencionais.

Sabe como funciona a Hora extra?  Veja aqui!

Cálculo com adicional noturno

Os funcionários que recebem adicional noturno terão uma fórmula de cálculo das férias diferente dos demais funcionários, pois este adicional entrará no cálculo das férias. Veja abaixo como calcular férias deste empregado:

Deve-se somar todas as horas noturnas que foram trabalhadas no período aquisitivo. Em seguida é necessário dividi-las por 12 meses para conseguir a média mensal de horas noturnas que foram trabalhadas durante o ano. Em seguida deve-se somar este valor ao valor do salário do mês de concessão das férias e este valor será juntado ao valor do salário do mês.

Veja abaixo passo a passo para entender melhor:

  • Calcule o valor da hora trabalhada dividindo o salário pelo número de horas que foram trabalhadas no mês;
  • Em seguida multiplique o valor da hora pela porcentagem de adicional noturno para descobrir o valor da hora noturna;
  • Dívida o número de horas noturnas por 12 meses;
  • Multiplique o valor encontrado pelo valor do adicional de hora noturna;
  • Some o valor da hora noturna com o salário e divida o resultado por 3 para encontrar o adicional de um terço do valor;
  • Para finalizar some o valor do adicional noturno com o salário e com adicional de um terço para descobrir o valor das férias que o empregado receberá.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *