Cálculo salário líquido: Aprenda a fazer a conta para saber quanto vai receber no mês!

O salário que é negociado entre você e a empresa que vai trabalhar não condiz com a realidade do que vai cair na sua conta todos os meses. Isso ocorre, porque existe uma série de impostos, taxas e de cobranças que vão ser retiradas do seu salário bruto. Por isso, muitas pessoas desejam aprender o cálculo salário líquido.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que pode ser retirado e adicionado do seu salário, além de aprender a calcular o valor que vai cair na sua conta. Confira cada uma dessas informações e fique atento para fazer as contas da forma correta!

Como saber o salário líquido?

Não existe uma regra só para esse cálculo. Na verdade, cada tipo de profissional faz uma conta diferente. Alguns, por exemplo, não descontam imposto de renda, contribuição sindical, outros têm adicional noturno ou de insalubridade, enfim, cada um funciona de uma forma.

Por isso, você precisa ter uma ideia do que é adicionado e do que é taxado no seu salário. Alguns empregadores, por exemplo, cobram 6% do seu salário bruto em troca do vale-transporte, outros fazem a cobrança por conta do plano de saúde, enfim, não é um cálculo simples e exige do trabalhador saber de todas essas cobranças e adicionais.

Depois que você sabe de tudo isso, aí fica simples fazer o cálculo. Basta pegar o valor bruto do salário e retirar o que for cobrado e adicionar o que for de benefício a mais que você possui.

No cálculo simples que conta apenas o imposto de renda, INSS, vale-transporte e você encontra calculadoras online que fazem esse serviço. Vai ser preciso saber algumas informações que você encontra no seu próprio contracheque.

Salário com horas extrascálculo salário líquido

A hora extra é um dos benefícios que aumenta o salário dos trabalhadores. Para isso, você precisa saber o valor da sua hora extra e adicioná-lo ao cálculo líquido normal dos seus meses sem hora extra ou qualquer outro tipo de adicional.

É bem simples, porque esse tipo de benefício como a hora extra não é taxada, então ela vai no valor total mesmo adicionado ao seu salário líquido normal dos outros meses sem esse tipo de adicional.

Funcionário público

Não existe também um tipo específico de salário para funcionário público. Cada um possui uma série de benefícios e de impostos que são cobrados diretamente no salário dele. Para fazer esse cálculo, você precisa ter essas informações.

Uma maneira bem simples de entender e aprender a fazer o cálculo é ler o seu contracheque. Nele vai estar lá o valor bruto, os adicionais e as porcentagens que são retiradas desse valor por impostos e taxas. Com esse modelo, você consegue calcular todos os outros meses de salário que você terá.

Salário doméstica

Os trabalhadores e trabalhadoras domésticas hoje têm direitos trabalhistas garantidos pela lei brasileira. O cálculo do salário desses profissionais é o mais simples, porque, normalmente, eles recebem de um a dois salários-mínimos.

A única coisa que é descontada do salário das domésticas são os 6% do vale-transporte e o valor que é retirado da Previdência Social que nessa base de até dois salários custa R$ 31,71.

Então, é simples. Se você ganha 1000 reais bruto, vai diminuir 6% do valor do vale-transporte que, nesse caso, é 60 reais mais 31,71 reais do INSS. No total, você vai receber 908,29 reais.

Cálculo salário líquido com adicional noturno

O adicional noturno tem regra parecida com as horas extras. Esse valor não é taxado de forma alguma, basta colocar o quanto vai ganhar a mais acrescido ao valor já tradicional do seu salário líquido.

Como fica o salário com vale-transporte?

cálculo salário líquido

Normalmente, o vale-transporte é cobrado 6% do valor bruto do seu salário. Em alguns casos, o desconto é tão alto que nem vale a pena ter esse benefício. Por isso, calcule bem o valor do vale-transporte antes de escolher por esse benefício.

Cálculo salário líquido com adiantamento

O adiantamento é uma política de algumas empresas que não mexe no valor total do salário. Você vai apenas receber uma parte dele antes da data definida entre você e o seu patrão para o recebimento normal do salário.

Existem algumas empresas que pagam o salário dividido, de 15 em 15 dias, ou até semanalmente. O valor total não muda, não há nenhum tipo de desconto, apenas é dividido entre dois ou mais dias o que você receberia em um dia só.

Cálculo com periculosidade

A periculosidade é um tipo de adicional que vai 100% para o salário, assim como o noturno e a hora extra.

Cálculo com insalubridade

A mesma regra vale para a insalubridade que é adicionado o valor 100% ao que você já receberia no mês.

Cálculo salário líquido com faltas

As faltas podem ser calculadas e descontadas do seu salário. Basta você definir o quanto ganha por mês, dividindo o seu salário total pelo número de dias do mês. Aí esse valor vai definir o preço do seu dia de trabalho e quanto cada falta será descontada no seu salário mensal.

Se tiver gostado deste texto sobre cálculo salário líquido, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *