CTPS: Como tirar segunda via. Como saber o número. CTPS digital.

ctps

As fases da vida são divididas em diversos momentos. Um deles e talvez o mais importante da vida profissional é quando você faz a sua primeira carteira de trabalho e Previdência Social, a famosa CTPS.

Porém, apesar de ser algo simples e que praticamente todo mundo passa, algumas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de como tirar a CTPS, pedir segunda via, entre outras informações importantes sobre esse especial documento. Se você é uma dessas pessoas, confira os tópicos a seguir!

CTPS digital, o que é?

ctps digital

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou no ano passado que havia criado a CTPS digital. Ou seja, as pessoas vão poder ter acesso a sua própria carteira de trabalho por meio de um aplicativo.

Para ter essa CTPS digital, basta entrar no Google Play ou Apple Store, fazer o download da carteira de trabalho, inserir os seus dados e ela estará disponível para acesso.

O objetivo do Ministério é facilitar a vida das pessoas que precisam de algum dado da CTPS e não tem ela em mãos. Aí é só abrir o aplicativo e consultar a informação que você precisa para aquele momento.

A CTPS digital não vale como a carteira de trabalho tradicional. Ela serve apenas para auxiliar na hora que você precisar de algum dado ou número e não tem a carteira em mãos naquele determinado momento.

Como tirar a segunda vida da CTPS?

Muitas pessoas precisam tirar uma segunda via da CTPS por conta da antiga ter envelhecido demais, estragado, ter sido roubada, ou furtada. Para isso, basta agendar no órgão responsável por emitir a carteira de trabalho na sua cidade, ir até lá com os documentos exigidos, a foto 3 por 4 e fazer a nova carteira.

Em caso de roubo, furto, ou por ter perdido a carteira, é preciso levar também o boletim de ocorrência para evitar que outras pessoas utilizem os seus dados de má-fé ou para cometer crimes.

A segunda vida da CTPS é paga, mas caso você não tenha dinheiro para isso, basta ir até ao Centro de Assistência Social da sua cidade, provar a sua situação financeira, que é feito um documento que te libera do pagamento pela carteira de trabalho e Previdência Social.

Como saber o número?

A forma mais simples atualmente de ter o número da sua CTPS em mãos é ao baixar o aplicativo disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e do Emprego.

Caso você não tenha celular ou não queira baixar o aplicativo, o número está escrito na primeira página interna da carteira de trabalho. Aquela em que está também a sua foto.

Se você tiver perdido a carteira e precisar do número dela, a melhor opção é ir até o órgão que faz a CTPS na sua cidade e pedir uma segunda via da sua. Lá, eles podem também te passar o número, se for uma situação emergencial.

O que significa CTPS recadastrada?

Quando você pede uma segunda via da sua  carteira de trabalho é preciso que seja feito um novo cadastro com seu nome, o número, dados de documentos de identidade, CPF, entre outros. Esse termo CTPS recadastrada é exatamente para esse cadastro feito nessa nova carteira que você vai receber.

Não é um termo utilizado pelo Ministério, é apenas uma forma que as pessoas comuns utilizaram para definir o cadastramento de uma nova carteira de trabalho e Previdência Social.

A CTPS é uma obrigação e também um direito de todo trabalhador. O trabalho sem carteira assinada é crime no Brasil e pode ser considerado, em algumas situações específicas, até mesmo, como trabalho escravo.

Por isso, se você é empregador, não fique fora da lei. Pague os seus funcionários de acordo com as leis trabalhistas e assine a CTPS dele, como manda a Constituição Federal.

Caso você seja um trabalhador, exija a assinatura da sua CTPS. É a única forma de você ter direitos garantidos, como o FGTS, férias, 13º salário, seguro-desemprego, aposentadoria, entre outros diversos que a Consolidação das Leis Trabalhistas garantem para o trabalhador e para a trabalhadora brasileira.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre como acessar e descobrir os dados da sua CTPS, deixe o seu comentário ou pergunta aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *