Folha de Pagamento: Qual a importância? Como fazer? Como calcular? Veja tudo aqui!

A folha de pagamento conhecida também como contracheque é um documento importante que deve ser emitida pelas empresas de modo obrigatório. Na folha podemos encontrar informações como horas trabalhadas, horas extras, adicionais, salário família, descontos, entre outros.

Quer saber mais? Continue lendo o texto abaixo!

O que é?

A folha de pagamento é um registro que é emitido de modo obrigatório para realização de inspeção previdenciário e trabalhista.

A firma tem a obrigação de aprontar a folha para todos os seus funcionários. Para sua criação, não há um modelo legal, isso quer dizer que, pode ser usado padrões que atendam melhor às exigências de cada empresa.

A folha de pagamento é o modo pelo qual as instituições determinam os salários de seus empregados e ajudantes.

A folha deve ser elaborada todo mês, além de ser minuciosa o bastante para reunir as informações do registro pessoal, da função, dos direitos do empregado na firma, além dos valores obrigatórios e os descontos inferidos do total a ser pago, com base nas regras mencionadas nas leis trabalhistas.

Qual o objetivo da folha de pagamento?

A folha de pagamento tem como objetivo preparar e compilar valores relacionados ao salário dos funcionários, com seus descontos ou adições.

Tal documento possui validade legal para provar o salário e a função assalariada.

Desse modo, a folha é usada para fins contábeis e fiscais, além de seu valor operante.

Isso quer dizer que, para o governo este documento atua como uma prova dos recolhimentos das pecúnias trabalhistas, como também um grande meio de averiguar prováveis erros.

Para o empregador, a folha de pagamento é importante para levantamento de informações e administração financeira.

Como fazer?

Para fazer a folha de pagamento de forma correta, é preciso levar em conta alguns fatores que devem ser incluídos.

Na folha de pagamento deve estar especificado a função do funcionário, esse é o principal dado que deve constar neste documento.

É a partir dessa informação que será estabelecida as cláusulas que regem e formalizam todos os resultados da folha.

É importante constar também em uma folha de pagamento, todos os dados relacionados às horas trabalhadas, principalmente no que diz respeito a faltas sem justificativas, horários atrasados, ausências e horas extras.

Com esses dados, todos os acrescimentos sobre a remuneração, assim como os descontos, precisam ser registrados de modo correto.

O contracheque, como também é conhecido a folha de pagamento, irá servir da mesma forma como base para cálculo do INSS, que a depender de valores e funções, pode ter um desconto entre 8% a 11%.

Essa mesma folha também é usada como base para que seja calculado o imposto de renda.

folha de pagamento

Online

A chegada da internet ajudou na hora de elaborar a folha de pagamento, já que poderá ser preparada de modo online. Desse modo, além de toda praticidade os empregados podem ter total conhecimento do que está recebendo e de recolhimento dos impostos sobre o salário do mês.

Como calcular a folha de pagamento?

Para elaborar o cálculo da folha de pagamento de modo confiável, é necessário seguir algumas etapas fundamentais.

De início, separe os empregados da firma em concordância com sua função no qual estão relacionados.

Depois verifique o registro de ponto de cada empregado, em busca de informações como horas extras, adicional noturno, salário família, e outros adicionais.

Logo após, confira se as ausências que o empregado teve, foram sem justificação. Caso se confirme essas faltas, devem ser deduzidos na folha de pagamento.

Colete a quantia da contribuição do INSS de cada funcionário, que será determinado em concordância com o valor do salário de cada empregado.

Quem deve ser responsável?

Geralmente a folha de pagamento é elaborada pelo Departamento Pessoal de cada firma, visto que seu cálculo exige uma competência específica e técnica. Normalmente as empresas utilizam o software para fazer esse trabalho.

Qual a importância?

A folha de pagamento é importante porque traz informações sobre os valores efetuados aos empregados, especificando com clareza muitas informações como renda, descontos, salário líquido, entre outros.

Por meio da folha, são recolhidos os impostos referentes a parte trabalhista da firma. Além disso, é um meio que todo trabalhador possui de provar sua renda e sua função, sempre que isso lhe for exigido.

Tecnologia que ajuda na gestão

Utilizar a tecnologia é uma forma rápida e confiável de administrar tudo o que ocorre na empresa, inclusive na produção da folha de pagamento com todas as suas exigências.

O uso de software apresentados principalmente para este serviço, tem ajudados muitas empresas a acelerar o processo que envolve a folha.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *