Imposto de renda: Saiba se você tem que pagar, valores e mais informações!

Um assunto que gera bastante dúvida entre as pessoas é o imposto de renda, pois embora ele seja cobrado todo ano de quem possui renda a partir de certo limite, algumas pessoas ainda ficam em dúvida sobre como ele funciona, quem deve pagar, o valor e várias outras coisas.

Por isso a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre o imposto de renda, assim, se você tem alguma dúvida, continue conosco e confira tudo sobre o seu funcionamento a seguir.

O que é?

O imposto de renda é um tributo federal de valor anual que irá descontar no valor dos rendimentos do trabalhador ou da empresa.

Este valor descontado será repassado ao governo federal. O valor da porcentagem que será descontado é fixado pelo governo do país no qual o imposto é aplicado.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o imposto de renda não é cobrado apenas de pessoas físicas, assim pessoas jurídicas também deverão pagar este imposto.

O governo possui um valor mínimo exigido para que a pessoa declare a renda. Quem possui rendimentos maiores que este valor deverá fazer a declaração de renda anualmente.

No Brasil é a receita federal que realiza o recolhimento do imposto de renda.

Como funciona o imposto de renda?

No Brasil o imposto de renda é retido no salário mensalmente ou pago de acordo com os rendimentos adquiridos pela pessoa no ano. É necessário realizar uma declaração obrigatória anual para a receita federal a fim de demonstrar a ela que os impostos estão sendo pagos.

A Receita Federal irá fazer uma análise dos ganhos e gastos que você obteve no ano da declaração e se você tiver pago menos impostos do que o estipulado é necessário compensar este valor através de um boleto bancário ou débito automático.

É preciso lembrar que ao fazer o seu Imposto de renda você deverá colocar o valor exato dos seus ganhos e gastos conforme os comprovantes que você possui para não ter problemas futuros.

imposto de renda

Leia mais: Sobre a Previdência privada!

A partir de quanto preciso pagar imposto de renda?

Não são todas as pessoas que precisam declarar renda. É necessário ganhar um valor acima do exigido para ser obrigado a fazer a declaração.

No Brasil deve declarar renda pessoas que tiveram rendimento mensal acima de 1903,98.

Restituição

Existe também a restituição do imposto de renda que ocorre quando é detectado que o valor que foi pago de impostos foi maior do que o que deveria ter sido pago. Assim a pessoa terá direito de receber de volta uma parte deste valor.

A restituição do imposto de renda irá acontecer até o mês de dezembro do ano em que foi feita a declaração. Geralmente este valor é pago de julho a dezembro do ano que foi feita a declaração de renda a partir do primeiro dia útil da segunda quinzena do mês.

Pessoa jurídica

A pessoa jurídica deve pagar o imposto de renda sendo que as alíquotas em vigor são as seguintes:

  • Deve ser pago 15% sobre o lucro real arbitrado ou presumido apurado pelas pessoas jurídicas.
  • Deve ser pago 6% sobre o lucro inflacionário das empresas concessionárias de serviços públicos de telecomunicações, saneamento básico, energia e que exploram a atividade de transporte coletivo de passageiros.

Como consultar?

A pessoa física que fizer a declaração do imposto de renda poderá consultar o extrato da declaração, assim ela poderá obter informações sobre o andamento do processo como:

  • Identificar possíveis pendências que deixaram a declaração cair em malha
  • Saber quais são as quotas do IRPF que estão sendo pagas corretamente
  • Solicitar uma alteração  do débito automático das quotas
  • Identificar e parcelar débitos em atraso

Para realizar a consulta é bem simples basta a pessoa utilizar o código de acesso. É necessário acessar o site oficial da Receita Federal para tirar o seu código de acesso e em seguida colocar as informações pessoais como CPF, código e senha. Em seguida o extrato será emitido para consulta.

Você irá encontrar o passo a passo completo de como acessar o seu extrato no site oficial da Receita Federal.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o imposto de renda? Então deixe um comentário que nós iremos responder você assim que for possível!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *