Dinâmica de grupo: Veja como funciona e como ir bem nesse tipo de processo seletivo!

Uma etapa muito comum em processos seletivos de grandes e médias empresas é a dinâmica de grupo. Ela ocorre em praticamente todos os tipos de trabalho, seja estágio, trainee ou para profissionais mesmo. Porém, apesar de ser muito comum, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse método.

Nos tópicos a seguir você vai ter todas as respostas para as suas perguntas sobre a dinâmica de grupo. O que é, o que acontece nela, o que os recrutadores buscam achar no candidato, entre outras informações importantes. Confira!

O que é uma dinâmica de grupo?

A dinâmica de grupo é uma etapa comum a alguns processos seletivos de emprego, estágio e trainee. Nela, os candidatos se unem em uma sala e fazem algumas tarefas em conjunto e outras de forma isolada.

Essas tarefas são as mais diferentes possíveis e a equipe de recursos humanos define muito bem quais são para que a dinâmica faça algum sentido e aprove quem realmente tem o perfil da vaga em disputa.

A dinâmica de grupo é muito pensada antes de ser elaborada e executada pelo RH de uma empresa. Não é qualquer tipo de atividade ou tarefa, mas específicas para mostrar as habilidades necessárias aos candidatos.

Como funciona?

Cada dinâmica de grupo funciona de uma forma diferente. Normalmente, a equipe de recursos humanos se reúne com os gerentes e chefes da empresa e definem junto a eles quais as características e habilidades que o futuro profissional precisa ter.

Com base nessas informações, o RH faz uma pesquisa de dinâmicas que exploram essas habilidades e mostram se o candidato tem ou não capacidade para a função que está em aberto.

A partir daí, a equipe marca esse encontro com um número específico de candidatos, normalmente não passa de dez e começa a realizar as tarefas e atividades da dinâmica de grupo.

Algumas dessas atividades são em conjunto, em grupos de 3, 4 ou 5 pessoas e outras são individuais. Em alguns casos, é até pedido que traga uma atividade pronta de casa para a dinâmica.

Cada uma dessas atividades, tarefas, a forma como os candidatos lidam com ela, as habilidades, o trabalho em grupo, os perfis de liderança, tudo é analisado antes de decidir quem passa para a próxima fase do processo seletivo.

dinâmica de grupo

Dinâmica de grupo quebra gelo

A maioria das dinâmicas de grupo são cercadas por ansiedade, medo, preocupação por parte dos candidatos, por isso as empresas e equipes de RH fazem primeiro um tipo de dinâmica para deixar os candidatos mais relaxados. É a chamada dinâmica quebra gelo.

Existem diversas formas de fazer isso. Normalmente é uma brincadeira que faz com que todos fiquem mais próximos, sem instinto de competição ou algo do tipo. Existe, por exemplo, a ideia de cantar alguma música, de fazer uma roda de dança, de passar o chapéu com algum bilhete, de fazer o famoso telefone sem fio, entre outras brincadeiras do tipo.

Essa parte da dinâmica não visa analisar absolutamente nada do candidato. É apenas para ele relaxar e conseguir fazer as outras atividades com melhor desempenho e sem o nervosismo e ansiedade comum a quase todos os envolvidos.

Motivação

A dinâmica de grupo também é muito envolvida pela questão da motivação. Os dinamizadores, recrutadores, o tempo inteiro agem, usam palavras, gestos, que tentam motivar os candidatos a conseguirem realizar as atividades.

É uma estratégia, uma técnica que visa observar como um profissional reage a determinadas situações e se ele é ou não influenciado por esses gatilhos mentais e corporais.

✅ Leia também:Mais conteúdo no texto sobre Trainee!

✅ Leia também: Tudo sobre currículo!

Dinâmicas Rápidas

Existem algumas dinâmicas de grupo que são mais rápidas, que exigem a agilidade, a esperteza, a capacidade de memorização do candidato. Normalmente, é pedido para citar na ordem as imagens que são apresentadas, ou para riscar um desenho específico em uma folha gigantesca com outros vários desenhos parecidos.

Essas dinâmicas rápidas são essenciais para observar a habilidade do candidato em resolver situações de forma ágil, com esperteza, inteligência e sem cometer erros que possam comprometer o trabalho da empresa.

Voltadas para Lideranças

Outra questão muito importante nas dinâmicas de grupo que são em grupo é a da liderança. Os recrutadores observam quem no meio do grupo em determinada atividade assume o papel de líder.

E isso não significa o que fala mais ou que delega as funções para os outros fazerem, mas sim os que agem de forma estratégica, que sabem conversar, participar, mas sem se impor.

dinâmica em grupo

Dinâmicas com painel de case

Uma parte importante da dinâmica de grupo é a de reproduzir ou criar algum fato novo que ajude nas vendas da empresa ou na realização do serviço que esse empreendimento oferece.

Para isso, os recrutadores apresentam algum caso e pedem a solução para ele. O grupo dividido tem que resolver junto essa situação.

Os recrutadores analisam cada uma das propostas e definem quais grupos tiveram melhores soluções para os problemas.

Dicas para se sair bem na dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é uma questão muito individual que tem a ver com as habilidades que a pessoa já tem mesmo. Então não tem como enganar a si mesmo.

A dica é ir com calma, tranquilidade, relaxado e fazer o melhor de si em cada uma das situações. Escute bastante, respeite o diálogo, não se imponha demais e aceite propostas e indicações dos seus concorrentes. Pessoas intransigentes, normalmente, são eliminadas.

Se tiver gostado deste texto com dicas sobre a dinâmica de grupo, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *