Trainee: Saiba como funciona esse programa e quem pode participar!

O jovem assim que sai da faculdade passa por uma das fases mais complicadas da vida dele que é conseguir um emprego. Sem experiência, recém-formado, tudo fica mais difícil. Foi por conta disso que as empresas criaram os chamados programas de trainee.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o trainee, como ele funciona, quem pode fazer parte e outras respostas importantes para as suas perguntas. Veja!

O que é o programa trainee?

O programa trainee é uma mistura de trabalho com aprendizagem para que o jovem recém-formado possa começar a ter uma carreira em alguma média ou grande empresa.

Ele fica durante um ou dois anos como trainee e, caso os empregadores gostem da evolução dele, é contratado e passa a fazer parte do quadro efetivo da empresa.

O trainee é como se fosse um estágio avançado para quem já é formado, com o intuito de fornecer a experiência necessária para que esse jovem consiga oportunidades melhores e mais fáceis no mercado de trabalho.

Normalmente, os processos de trainee são muito concorridos, alguns até mais do que vagas em universidades e em concursos públicos.

Por isso, apesar de ser uma boa oportunidade, é ainda para poucas pessoas e não para a maioria dos jovens recém-formados no ensino superior.

trainee


✅ Leia também: Trainee!

✅ Leia também: Tudo sobre currículo!


Qualquer pessoa pode participar?

Cada programa de trainee tem as suas próprias regras. Normalmente, só pode participar quem tiver até 2 anos de formado, porque a ideia principal é que as pessoas que participem desse projeto sejam recém-formadas e com pouca ou nenhuma experiência.

Alguns programas permitem jovens que são formados a mais tempo, mas a maioria é apenas para quem tem até 2 anos de formado.

Existem algumas outras especificações, mas isso é determinado pelo tipo de vaga disponibilizado pela empresa.

Algumas exigem determinados cursos superiores, um tempo mínimo de experiência e outros até pós-graduação.

Por isso, o ideal é você pesquisar os programas de trainee disponíveis e só se candidatar para aqueles que realmente estão dentro do seu perfil profissional.

Como é o processo?

Essa é a parte mais complicada, porque, normalmente, o processo seletivo é muito rigoroso e difícil. Isso ocorre, principalmente, por conta do número baixo de vagas e altíssimo de candidatos.

A primeira fase é a análise de currículo, depois vem as provas, dinâmicas de grupo e entrevistas. No total, são umas 5 ou 6 fases até que os escolhidos sejam definidos.

É um processo bem detalhado e minucioso feito, exatamente, para escolher apenas aqueles candidatos que possuem realmente o perfil da empresa.

Em uma ou duas fases é até possível tentar enganar os empregadores e recrutadores, mas com 5, 6 etapas isso fica bem mais difícil.

Quanto tempo a pessoa pode ser?

O tempo de trainee também difere de empresa para empresa, normalmente, ele é de um a dois anos, mas pode ser menos ou mais do que isso.

Para saber qual o tempo de trainee da empresa que você deseja trabalhar, é bom ler muito bem as regras do programa antes de se candidatar.

Lá vai estar escrito tudo que você precisa saber antes de fazer a sua inscrição.

trainee

Qual o salário de um trainee?

O salário também difere de empresa para empresa, mas a boa notícia é que, normalmente, os valores são bons para um primeiro emprego de um jovem recém-formado.

Tem algumas empresas que oferecem salários acima dos 4 mil reais por mês.

Qual a vantagem de ser um?

As vantagens são as mais variadas possíveis. Além de conseguir o primeiro emprego assim que estiver recém-formado, você vai ter a aprendizagem e experiência de trabalhar em uma média ou grande empresa e ter um bom salário por isso.

As chances de ser efetivado também são bem altas e mesmo que isso não aconteça você já vai ter no seu currículo a experiência em uma empresa reconhecida no mercado.

Isso vai facilitar você conseguir outro emprego com mais facilidade.

O programa de trainee é uma chance real para jovens ingressarem no mercado de trabalho e não saírem mais de lá. Por isso, agarre essa chance e não a deixe escapar.

Se tiver gostado deste texto a respeito do programa de trainee, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *